Voluntários retiram mais de uma tonelada de lixo de praias de Salvador

Mais de uma tonelada de lixo foi retirada de praias de Itapuã, Jardim de Alah, Barra, Ribeira, Itacaranha e Paripede, em Salvador, neste sábado (15). A ação aconteceu em referência ao Dia Mundial da Limpeza e tinha como objetivo também a conscientização. Entre os materiais recolhidos, estavam plásticos, fios, pneus e até roupas de cama. A ação durou cerca de seis horas. Conforme informações do portal G1, apenas no bairro da Barra, entre as praias do Cristo e do Porto, foram recolhidos 631kg de lixo.
Entre os mais de mil voluntários que participaram do ato, estavam pesquisadores universitários, que concluíram que o plástico é o maior vilão da natureza a vida marinha. “O plástico, ele diretamente mata a biodiversidade, mata peixe, mata tartaruga, mata outros organismo, filtradores, por exemplo. E o plástico se degrada em micropartículas. Essas micropartículas podem ser ingeridas por animais, que podem até vir parar na nossa mesa”, afirmou o professor Moacir Tinoco.
Após ser recolhido, o lixo foi armazenado e encaminhado para reciclagem e descarte apropriado, a depender do material. No primeiro semestre desse ano, mais de 7 toneladas de lixo foram recolhidos nas praias de Salvador, segundo a Limpurb. O material que serve para reciclagem foi pesado e o valor correspondente foi doado em forma de vale luz para Fundação José Silveira.(Bahia Notícias)

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.