«

»

out 07 2017

Aplicativos auxiliam consumidor a fazer escolhas mais conscientes

Sabia que o ato de consumir algum produto ou serviço também pode representar uma  ação de cidadania? Em meio à Era da Informação, avanços da tecnologia e boom da internet, organizações e estudantes desenvolvem aplicativos para smartphones com o objetivo de ajudar o cidadão na hora da compra.
Há aplicativos que informam, por exemplo, se a empresa tem histórico de trabalho análogo à escravidão, se possui certificação de sustentabilidade e pratica ações de responsabilidade social.

O recém lançado “Olho Cidadão” (disponível nos sistemas IOS e Android) oferece a possibilidade de poder checar, antes de comprar qualquer produto no supermercado, se a organização que o produziu é idônea, não está envolvida em casos de corrupção, fraude  ou se atua em respeito ao meio ambiente.
Funciona assim: a checagem se inicia com um scanner no celular do consumidor. No supermercado, com o produto em mãos, o cliente ‘escaneia’ o código de barras e descobre quem é a empresa por trás daquela marca por meio das suas principais citações no Google, sabendo se o produto foi fabricado por uma instituição que merece ou não a confiança do comprador.

“O aplicativo vem para ajudar o consumidor a identificar, de forma fácil e rápida, quem é o fabricante de cada produto, pesquisando simultaneamente o envolvimento dessas empresas com posturas negativas e positivas no mercado, como corrupção, sustentabilidade, reclamações, etc. É uma forma de o cidadão mostrar às empresas que sua compra passou a ser norteada também por esses aspectos”, destaca Celina Almeida, diretora do Instituto Totum, que desenvolveu o Olho Cidadão, que possui mais de 500 usuários ativos atualmente,(Correio24horas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>