«

»

ago 16 2017

Salvador registra 2609 casos de caxumba esse ano

O surto de caxumba tem se espalhado por várias cidades baianas, inclusive em Salvador, causando preocupação a população. Dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) revelam que esse ano até o dia 11 de agosto, foram contabilizados 3.773 casos. Em Salvador, foram 2.609 notificações até o mês de julho. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que, o maior número de notificações foi registrada no Cabula/ Beirú. Até o mês de julho, foram registrados 408 casos nos bairros de Pernanbués e Tancredo Neves.

De acordo com a Sesab, os surtos de caxumba ocorrem durante todo o ano, sendo bem mais frequente no período de inverno até o início da primavera, por se tratar de uma doença respiratória. Os principais sintomas são parotondite infecciosa (inflamação das glândulas salivares), febre baixa, mialgia (dores musculares) e falta de apetite. A transmissão acontece por via oral, pela fala e espirro. (Tribuna da Bahia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>