«

»

jul 27 2017

Vacinação contra Febre amarela será ampliada neste sábado

Com o objetivo de fortalecer o bloqueio contra a febre amarela, a prefeitura de Salvador vai promover, neste sábado, o dia D contra a doença.

>>Confira aqui a lista dos pontos de imunização (arquivo em PDF)

A vacina ficará disponível em postos de saúde do município, além dos locais estratégicos como shoppings, supermercados, associações de moradores, creches, escolas e igrejas. Serão 120 pontos de distribuição espalhados pela cidade, que vão funcionar das 8h às 17h.

De acordo com a chefe de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos, a imunização é direcionada a crianças a partir de nove meses até adultos de 59 anos. Ela lembra que a vacina contra a febre amarela será aplicada em dose única.

“A imunização é contraindicada para idosos acima de 60 anos, e pessoas que tenham alergia a ovo, baixa imunidade, gestantes e mulheres que amamentam crianças de até seis meses”, esclareceu a chefe de imunização.

Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.

Embora, segundo a SMS, não haja registro de pacientes diagnosticados com febre amarela em Salvador, Doiane ressaltou a importância da prevenção.

“No mês de abril deste ano, a população procurou a vacina porque macacos foram atingidos pela doença. Por enquanto, a infecção nos animais está controlada, mas nossa intenção é evitar pânico”, disse a chefe de imunização.

O balanço da SMS registra que cerca de 381 mil vacinas já foram aplicadas neste ano. Entretanto, a expectativa da pasta para o dia D é prevenir mais de 75 mil pessoas.

No total, estima-se que outros 1,4 milhão de indivíduos ainda precisem se proteger contra a doença em Salvador.

Movimento

Embora o dia D ocorra somente neste sábado a vacina contra a febre amarela seguirá disponível para a população nos postos municipais de saúde. A imunização vem sendo feita das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A equipe de reportagem visitou, durante a tarde desta quarta-feira, 26, o multicentro de saúde municipal de Amaralina. O movimento era fraco, mas funcionários do posto demonstraram expectativas para o dia de mobilização.

Eles contaram que, geralmente, as pessoas comparecem em “massa” durante as ações de intensificação ou nos dias de uma campanha de imunização.

A dona de casa Elizabeth de Sá foi ao local tomar a vacina contra Hepatite B. Ela, que está grávida, não podia se prevenir contra a febre amarela, mas prometeu encaminhar a família ao posto de saúde de Amaralina durante o dia D.

“Acredito que é muito importante prevenir meus filhos e os parentes desta doença. Acho a prevenção simples, já que é uma vacina que só precisa tomar uma dose para o resto da vida”, disse Elizabeth.(ATarde)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>