Como ensinar boas maneiras aos filhos

 

Crianças vão para a escola para aprender a ler, escrever e se socializar. Algumas vão para a igreja, mas para aprender religião. A educação e as boas maneiras devem ser ensinadas em casa, mas nem sempre isso acontece.

O Portal Estética Brasil preparou algumas dicas para você, mamãe ou papai, que nem sempre sabe os melhores caminhos para ensinar seus filhos a se comportarem de forma educada perante a sociedade. Apesar de ser um tópico que aparenta ser simples, educar os filhos é uma tarefa que exige muita dedicação e amor.

Diga sempre “obrigado”!

Simples não? E é verdade. Diga sempre “obrigado” aos seus filhos, quando os mesmos fizerem um favor para você. Pode ser um simples favor, como pegar a mamadeira e dar para você, mas procure valorizar aquela ação e dizer um “obrigado” que desperte a atenção da criança para aquela sua reação.

“Por favor” também!

Assim como a palavra “obrigado”, o chamativo “por favor” deve ser obrigatório para que sua criança perceba o quanto você é educada(o) com ela. Assim ela vai, por achar uma coisa legal de se fazer, sempre pedir “por favor” para você e outras pessoas também.

Saudações diárias

“Bom dia!”, “boa tarde!” e “boa noite!” são saudações que devem fazer parte do dia-a-dia da família. Acorde sua criança sempre com um bejio carinhoso e um abraço que a conforte, o mesmo sendo feito na hora de dormir. Ao sair de casa, procure cumprimentar as pessoas educadamente e faça a criança despertar para aquele momento, dizendo a ela a importância das boas relações.

Família

Faça pelo menos um dia da semana ser inteiramente da família. Faça pique-niques, reuna os parentes para uma confraternização e mostre a todas as pequenas crianças a importância da união. Ensine também o respeito com os mais velhos e principalmente com os idosos.

Na hora da refeição

Organize todos os talheres e deixe uma mesa impecável. Ensine seu filho a organizar seu prato, garfo e faca. Ensine-o a pegar da forma correta e a comer com os talheres corretamente.

Saindo de casa para passear

Reserve pelo menos um dia da semana também para um passeio pela cidade. Um dia especial, onde a criança possa vestir uma roupa bonita e se divertir.

E por último…

Ensine a criança a valorizar o que ela tem. Sempre faça relações com algumas outras crianças que não possuem o que ela tem. Mas tome cuidado, faça essa relação destacando que vocês devem ajudá-la a se tornar uma criança mais feliz. Pregue a igualdade.( www.esteticabr.com)

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.