Categoria: Assuntos digitais

WhatsApp tem emoji escondido; saiba qual é e como usar

A mais nova versão do WhatsApp nos celulares com sistema Android tem uma supresa. Há um emoji escondido, que só é liberado em uma combinação de outros caracteres. A novidade é a bandeira do orgulho transgênero, um pedido popular entre usuários do aplicativo. Para usá-la, é preciso achar a bandeira branca e, então, clique nela. …

Continue lendo

Pesquisa mostra impactos no bem-estar de usuários ao deixar Facebook

Uma pesquisa de acadêmicos das universidades de Stanford e de Nova York, nos Estados Unidos (EUA), mostrou impactos positivos em pessoas que pararam de usar a rede social Facebook durante um período. O estudo verificou entre os entrevistados um aumento do “bem-estar”, melhoria na socialização offline, redução da polarização política e uma queda do tempo …

Continue lendo

Salvador ganha aplicativo que conecta turistas com interesses em comum

Por conta de ser um dos destinos mais procurados do Brasil, Salvador ganha um aplicativo que conecta os turistas com interesses em comum. O App “Vou pra Salvador”, une os viajantes para compartilhar experiências pela capital. Além dessa novidade, o programa também pode encontrar outras galeras, e até famílias para por exemplo  dividir um passeio de …

Continue lendo

Mídias sociais elevam depressão entre meninas, diz pesquisa

Meninas adolescentes são duas vezes mais propensas que os meninos a apresentar sintomas de depressão em conexão ao uso das redes sociais, segundo estudo do University College London (UCL) divulgado em Londres. Ativistas pediram ao governo britânico que reconheça o risco de páginas como Facebook, Twitter e Instagram para a saúde mental dos jovens. Uma …

Continue lendo

WhatsApp agora exibe imagem recebida nas notificações do iPhone

O que é uma mão na roda para alguns, pode se tornar pesadelo para outros: na mais recente atualização do WhatsApp para o iOS, o aplicativo passa a exibir imagens e gifs recebidos já na barra de notificações. Se você estiver em uma reunião, por exemplo, e receber uma imagem comprometedora, pode passar uma vergonha …

Continue lendo

“Dar um celular para uma criança de 5 anos é um crime”

Saber escolher a idade e o momento para dar um celular ao filho envolve analisar duas questões. É preciso, previamente, saber qual função o aparelho desempenhará na vida da criança. Em paralelo, exige analisar o comportamento do filho e seu entendimento sobre limitações e privações. Este é o conselho de Sharon Thomas, psicóloga especializada em educação com …

Continue lendo

Luz dos celulares e computadores pode levar à cegueira

Que a luz azul de celulares e computadores é uma das principais fontes de desconforto visual para os usuários, muita gente já sabe. Tanto que fabricantes começaram a incluir nos aparelhos a opção de “desligar” esse tom, principalmente para o uso noturno. A novidade agora é que o problema com a luz é pior do …

Continue lendo

Empresas monitoram internautas pelos navegadores

Nos últimos anos, dados pessoais entraram no centro de disputas econômicas e políticas. Essas informações passaram a ser chamadas de “o novo petróleo” e organizações internacionais classificam como o principal insumo de uma “4ª revolução industrial”. Na política, as denúncias de interferências em processos políticos e eleições por grandes plataformas colocou em evidência o poder da …

Continue lendo

Conheça aplicativo que apaga mensagens de ‘bom dia’ no WhatsApp

A ferramenta foi programada pelo Google e promete deletar as mensagens automaticamente. Se você participa de grupos no WhatsApp – principalmente grupos de família – sabe que mensagens de bom dia são quase regra. Elas chegam em forma de fotos de bebês, flores que piscam e até músicas religiosas. Porém, se você se incomoda com isso, saiba …

Continue lendo

Cuidados que devem ser tomados com a exposição das crianças na internet

Muitas crianças abrem canais nas redes sociais para compartilhar momentos de suas vidas. A pesquisa “Geração YouTube”, publicada pela ESPM-SP, analisou 500 canais na rede, dos quais 200 eram apresentados por crianças de até 12 anos. Em 2017, os vídeos produzidos por youtubers mirins receberam 20 bilhões de visualizações. Se a exposição da criança na …

Continue lendo