Categoria: Alimentação saúde

Ansiedade: até que ponto é normal?

Quem nunca ficou tenso ou com sentimento de preocupação na véspera de um evento importante como uma prova, uma entrega de trabalho importante, um primeiro encontro amoroso, uma palestra, ou mesmo, um procedimento cirúrgico? Este é um sinal típico de ansiedade. Esta sensação de expectativa é benéfica e nos estimula a ficar preparados diante de …

Continue lendo

Projeto de lei sobre gestante e lactante é aprovado no Senado

O Senado aprovou na terça-feira (18) o projeto de lei que altera regras sobre o afastamento de gestantes e lactantes em trabalho insalubre. O texto seguirá para a Câmara. Segundo o projeto do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), apenas poderá trabalhar em local de insalubridade mínima ou média a gestante que apresentar laudo de médico de …

Continue lendo

Parcela de brasileiros que praticam exercícios físicos aumenta 24%

Se você tem a sensação de que, ao transitar pelas ruas e academias, avista, cada vez mais, um número maior de pessoas praticando corrida, saiba que sua percepção tem fundamento. Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2017, elaborada pelo Ministério da Saúde, a …

Continue lendo

Consumo de alimentos industrializados impacta na saúde das crianças

Quem nunca trocou refeições in natura ou preparadas em casa por alimentos industrializados? Itens como refrigerantes, salgadinhos, bolachas recheadas, nescau, hambúrgueres e guloseimas eram rotina na vida do estudante Matheus Garcia, 15 anos. “Comia tudo industrializado e minha mãe não ligava. Podia comer brigadeiro a semana inteira que ela não ia reclamar”, conta. Os hábitos …

Continue lendo

CNMP quer que membros do MP fiscalizem ações para combater obesidade infantil

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) quer que medidas sejam adotadas no país para prevenir e combater a obesidade infantil. A resolução 67/18 do CNMP determina que os Ministérios Públicos no país promovam ainda ações para fomentar a alimentação saudável e o aleitamento materno. O Conselho recomenda que os membros do MP desenvolvam ações …

Continue lendo

Hospital Santa Izabel disponibiliza exame de alta precisão para câncer de próstata

A população baiana agora conta com um novo equipamento que aumenta as chances de identificação e tratamento do câncer de próstata, doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), atinge 2 milhões de homens por ano no Brasil. De forma  pioneira na Bahia, o Hospital Santa Izabel começou a oferecer ontem (13) um exame …

Continue lendo

10 sintomas de excesso de açúcar no sangue e como baixar

O excesso de açúcar no sangue, cientificamente chamado hiperglicemia, ocorre quando a taxa de glicose sanguínea em jejum está acima de 100 mg/dL, situação que se for persistente pode trazer consequências ruins ao funcionamento dos órgãos por isso deve ser tratada adequadamente com dieta, exercícios físicos e medicamentos orientados pelo médico. Apesar de geralmente não causar sintomas, pois se instala …

Continue lendo

O que funciona para tratar resfriados em crianças – e o que não funciona

Crianças têm de seis a oito resfriados por ano – duas vezes mais que adultos, mas há poucas evidências sobre o que ajuda a tratar seus sintomas, como nariz entupido, coriza e espirros. O resfriado comum afeta as vias respiratórias e pode causar dor de garganta, tosse, congestão nasal, aumento da temperatura corporal e espirros, mas, …

Continue lendo

Vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada até 14 de setembro na Bahia

Foi prorrogada até 14 de setembro a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo na Bahia. A ação é voltada para os 216 municípios que ainda não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças de um a menores de cinco anos. A média do estado, até o momento, é de 84,54% da …

Continue lendo

Luz dos celulares e computadores pode levar à cegueira

Que a luz azul de celulares e computadores é uma das principais fontes de desconforto visual para os usuários, muita gente já sabe. Tanto que fabricantes começaram a incluir nos aparelhos a opção de “desligar” esse tom, principalmente para o uso noturno. A novidade agora é que o problema com a luz é pior do …

Continue lendo