Arquivo por categoria: Alimentação saúde

set 04 2018

Vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada até 14 de setembro na Bahia

Foi prorrogada até 14 de setembro a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo na Bahia. A ação é voltada para os 216 municípios que ainda não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças de um a menores de cinco anos. A média do estado, até o momento, é de 84,54% da …

Continue lendo »

ago 28 2018

Luz dos celulares e computadores pode levar à cegueira

Que a luz azul de celulares e computadores é uma das principais fontes de desconforto visual para os usuários, muita gente já sabe. Tanto que fabricantes começaram a incluir nos aparelhos a opção de “desligar” esse tom, principalmente para o uso noturno. A novidade agora é que o problema com a luz é pior do …

Continue lendo »

ago 26 2018

Escolas de Salvador receberão antedimento para vacinação contra sarampo e pólio

A partir da próxima segunda-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenderá crianças entre 1 a 5 anos em ambiente de creche e escola para vacinação contra sarampo e poliomielite. A medida adotada visa ampliar o alcance de imunização em Salvador que se encontra em 36%. A secretaria pretende alcançar a meta de 95% …

Continue lendo »

ago 17 2018

Dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo será neste sábado

Postos de saúde em todo o país abrem as portas neste sábado, 18, para o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. Todas as crianças com idade de um ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. A campanha segue até 31 de …

Continue lendo »

ago 10 2018

Aumento da obesidade infantil pode significar mais pacientes com insuficiência renal no futuro

A preocupação da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) diz respeito aos dados divulgados à imprensa pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apontando que o número de crianças e adolescentes acima do peso entre 5 e 19 anos chega a 124 milhões. “Trata-se de uma epidemia, tendo como agravante a grande possibilidade de que mantenham o …

Continue lendo »

ago 01 2018

Coceira na pele nem sempre é uma doença dermatológica

Existem diferentes razões para o surgimento de coceira ou irritação na pele. Entre as mais comuns estão as alergias, picadas de inseto, dermatites e outras. Mas uma doença rara e pouco conhecida pode ser a causa, especialmente em mulheres de 35 a 60 anos. Trata-se da Colangite Biliar Primária (CBP), uma disfunção hepática autoimune caracterizada …

Continue lendo »

jul 22 2018

Taxa de mortalidade infantil sobe 9,2% na BA

Após 25 anos de queda, a taxa de mortalidade infantil aumentou 9,2% na Bahia em 2016, comparado ao ano de 2015, segundo dados divulgados nesta semana pelo Ministério da Saúde. Conforme o órgão, o estado teve 18 óbitos infantis a cada mil nascimentos em 2016. A taxa ficou acima da média nacional, que foi de …

Continue lendo »

jul 01 2018

Brasileiro é um dos povos que menos consome cálcio no mundo; mineral fortalece os ossos

Uma pesquisa realizada em diversos países pela International Osteoporosis Foundation (IOF) revelou que o Brasil está entre as populações que menos ingerem cálcio do mundo. De acordo com os dados, os brasileiros acima de 20 anos, ingerem apenas 505 mg por dia, o que representa apenas 50% do ideal, que é de 1000 mg de …

Continue lendo »

jun 14 2018

Saúde bucal deve ser incentivada na infância

Apaixonadas por doces e guloseimas as crianças são as que mais apresentam facilidade para contrair cárie e outros problemas dentários. Falar com os pequenos sobre os cuidados que precisamos ter com a nossa saúde bucal, além de promover hábitos saudáveis também ajuda no desenvolvimento da educação odontológica. Ensinar as crianças a cuidarem dos seus dentes …

Continue lendo »

maio 23 2018

Salvador é a capital com menor índice de fumantes do país

A Pesquisa do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITE/2016), do Ministério da Saúde, apontou Salvador como a cidade com menor índice de fumantes (5,1%) entre as capitais brasileiras. Este dado é resultado das ações de conscientização da população soteropolitana, dentre elas a do Programa Municipal …

Continue lendo »

Posts mais antigos «